← Back

Sua mensagem foi enviada

Atenção


últimos posts

  • Fukushūen – um pedaço da China em Okinawa

    Fukushūen – um pedaço da China em Okinawa

    Fim de uma tarde de verão no Fukushūen. Cercados pelos prédios de Naha, o grande lago e as plantas exóticas do parque recebem os últimos raios de sol do dia, criando uma serena, e ao mesmo tempo vibrante, paisagem.

    Leia mais…

  • Lembrando os mortos da Guerra – Irei no Hi

    Lembrando os mortos da Guerra – Irei no Hi

    Qual é o feriado que tem em Okinawa e não tem no Japão? É o dia de hoje – 23 de junho. Porém, não é um dia para ser comemorado, pois é o Irei no Hi – algo como “Dia em Memória aos Mortos na Batalha de Okinawa”. Foi há exatos 70 anos (em 1945), que a Batalha de Okinawa acabou oficialmente, com o suicídio do General Mitsuru Ushijima.

    Leia mais…

  • O Pai da Imigração Okinawana

    O Pai da Imigração Okinawana

    Atualmente, são cerca de 360,000 uchinanchus espalhados por diversos países. Se existem tantos uchinanchus espalhados pelo mundo, é porque décadas atrás, muitos okinawanos tiveram motivos para deixar sua terra e tentar a vida em território desconhecido.

    Leia mais…

  • 18 de junho: Dia da Imigração Japonesa e o Mercado Municipal Kinjo Yamato

    18 de junho: Dia da Imigração Japonesa e o Mercado Municipal Kinjo Yamato

    Hoje, 18 de junho, Dia da Imigração Japonesa, vamos contar a história de um uchinanchu que deu o nome a um espaço bem ali no centro da cidade de São Paulo.

    Leia mais…

  • Pink Dot – o evento LGBT de Okinawa

    Pink Dot – o evento LGBT de Okinawa

    Esse fim de semana São Paulo recebeu milhares de pessoas na 19ª Parada do Orgulho LGBT. Você sabia que Okinawa também tem seu evento LGBT?

    Leia mais…

  • Uruma Melody e os porcos do Havaí

    Uruma Melody e os porcos do Havaí

    Sabemos que a banda Begin tem dado especial atenção à comunidade uchinaanchu fora de Okinawa e à história da imigração. Uma história muito interessante que se tornou música é a “Uruma Melody”, sobre os laços que unem o Havaí e Okinawa.

    Leia mais…

  • Você sabia que existiam ferrovias em Okinawa?

    Você sabia que existiam ferrovias em Okinawa?

    Quem já foi para Okinawa com certeza percebeu que o transporte público deixa a desejar. Pois, você sabia que no local onde hoje é o Naha Bus Terminal, em Izumizaki, se localizava a estação de Naha, o ponto de partida do sistema ferroviário que um dia existiu em Okinawa?

    Leia mais…

  • Koza e os 27 anos de ocupação americana

    Koza e os 27 anos de ocupação americana

    Ontem, dia 15 de maio, completaram-se 43 anos da Reversão de Okinawa ao Japão. Ou seja, Okinawa foi “devolvida” ao Japão após 27 anos de ocupação norte-americana, que começou logo após o término da II Guerra.

    Leia mais…

  • 10º castelo mais visitado do mundo: Shuri-jō

    10º castelo mais visitado do mundo: Shuri-jō

    De acordo com o site Travel + Leisure, o Shuri-jō ocupa o 10º lugar na lista dos castelos e palácios mais visitados do mundo, com cerca de 1,753,000 visitantes anuais.

    Leia mais…

  • 8 de maio – Dia do Goyá

    8 de maio – Dia do Goyá

    Lembrado pelo gosto amargo e pela aparência espinhosa, o melão-de-são-caetano, nigauri ou simplesmente goyá, para os okinawanos e seus descendentes, é o legume utilizado num dos mais famosos pratos da dieta de Okinawa – o “goyá champuru”.

    Leia mais…

  • Chibichiri-gama e Shimuku-gama

    Chibichiri-gama e Shimuku-gama

    Uma das características naturais de Okinawa é a existência de cavernas, em várias regiões. Conhecidas como “gama”(ガマ), na língua de Okinawa, serviram de refúgio para muitas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

    Leia mais…

  • Feliz Ano Novo!

    Feliz Ano Novo!

    E assim termina o 1º dia do ano do calendário lunar (19 de fevereiro de 2015). Feliz Ano Novo! いいそーぐゎちでーびる!

    Leia mais…

  • Okinawa + Beatles = Ryukyu Beatles!

    Okinawa + Beatles = Ryukyu Beatles!

    Você conhece Ryukyu Beatles? Ryukyu Beatles é um projeto do grupo Soul Gakudan (奏流楽団), cujos integrantes são os consagrados músicos okinawanos Toru Yonaha, Yuko Onaga, Kazumori Uechi e Natsuko Morita.

    Leia mais…

  • Muuchii e a boca de baixo

    Muuchii e a boca de baixo

    Dia 27 de janeiro deste ano (2015), que corresponde ao dia 8 de dezembro do calendário lunar, é o Dia do Muuchii, dia que os okinawanos comem muuchii, um mochi (doce feito de arroz) enrolado em folha de sannin (gettō) para trazer sorte e saúde. A origem deste costume está na lenda do Uni Muuchii,

    Leia mais…

  • Tsushima-maru

    Tsushima-maru

    Antes mesmo do início da guerra, um trágico episódio – o naufrágio do Tsushima-maru, que levava muitas crianças e idosos para serem evacuados de Okinawa a Nagasaki.

    Leia mais…

  • “Comida caseira” em Okinawa: shokudō

    “Comida caseira” em Okinawa: shokudō

    – É ali, ó. Aquela porta. Será que tá aberto hoje? – Parece que tá. Olha, tem gente lá dentro. A porta não é automática. Abrimos, e entramos. Ninguém gritou: “irasshaimase”, como nos restaurantes, bares e lojas convencionais. Lá de fora não dá pra ver, mas quase todas as (poucas) mesas estão ocupadas. Sentamos na única mesa vazia e olhamos o menu exposto na parede

    Leia mais…

  • Tomori shiisaa

    Tomori shiisaa

    No alto de um morro, entre as árvores, um grande e imponente shiisaa de pedra protege o vilarejo de Tomori, desde o século 17. Localizado em Yaese-cho, o Tomori shiisaa mede cerca de 1,41 m de altura, sendo considerado um dos maiores e mais antigos shiisaa de Okinawa.

    Leia mais…



80 anos – Batalha de Okinawa bases militares Bombardeio de 10 de outubro Brasil Chatan datas eisá Ginowan Haebaru Henoko herstory ilhas Ishigaki Itoman Japão Kadena Kerama Kin Kitanakagusuku Koza Miyako monumentos Nago Naha Nanjō natureza Nishihara Okinawa-shi paisagem relato Reversão sanshin Shuri Taketomi Tokashiki Tomigusuku uchinaaguchi Uruma utaki Yaese Yaeyama Yomitan Yonabaru Zamami Ōgimi