últimos posts
-

Fukushūen – um pedaço da China em Okinawa
Fim de uma tarde de verão no Fukushūen. Cercados pelos prédios de Naha, o grande lago e as plantas exóticas do parque recebem os últimos raios de sol do dia, criando uma serena, e ao mesmo tempo vibrante, paisagem.
-

Lembrando os mortos da Guerra – Irei no Hi
Qual é o feriado que tem em Okinawa e não tem no Japão? É o dia de hoje – 23 de junho. Porém, não é um dia para ser comemorado, pois é o Irei no Hi – algo como “Dia em Memória aos Mortos na Batalha de Okinawa”. Foi há exatos 70 anos (em 1945), que a Batalha de Okinawa acabou oficialmente, com o suicídio do General Mitsuru Ushijima.
-

O Pai da Imigração Okinawana
Atualmente, são cerca de 360,000 uchinanchus espalhados por diversos países. Se existem tantos uchinanchus espalhados pelo mundo, é porque décadas atrás, muitos okinawanos tiveram motivos para deixar sua terra e tentar a vida em território desconhecido.
-

Pink Dot – o evento LGBT de Okinawa
Esse fim de semana São Paulo recebeu milhares de pessoas na 19ª Parada do Orgulho LGBT. Você sabia que Okinawa também tem seu evento LGBT?
-

Uruma Melody e os porcos do Havaí
Sabemos que a banda Begin tem dado especial atenção à comunidade uchinaanchu fora de Okinawa e à história da imigração. Uma história muito interessante que se tornou música é a “Uruma Melody”, sobre os laços que unem o Havaí e Okinawa.
-

Koza e os 27 anos de ocupação americana
Ontem, dia 15 de maio, completaram-se 43 anos da Reversão de Okinawa ao Japão. Ou seja, Okinawa foi “devolvida” ao Japão após 27 anos de ocupação norte-americana, que começou logo após o término da II Guerra.
-

8 de maio – Dia do Goyá
Lembrado pelo gosto amargo e pela aparência espinhosa, o melão-de-são-caetano, nigauri ou simplesmente goyá, para os okinawanos e seus descendentes, é o legume utilizado num dos mais famosos pratos da dieta de Okinawa – o “goyá champuru”.
-

Feliz Ano Novo!
E assim termina o 1º dia do ano do calendário lunar (19 de fevereiro de 2015). Feliz Ano Novo! いいそーぐゎちでーびる!
-

Okinawa + Beatles = Ryukyu Beatles!
Você conhece Ryukyu Beatles? Ryukyu Beatles é um projeto do grupo Soul Gakudan (奏流楽団), cujos integrantes são os consagrados músicos okinawanos Toru Yonaha, Yuko Onaga, Kazumori Uechi e Natsuko Morita.
-

Muuchii e a boca de baixo
Dia 27 de janeiro deste ano (2015), que corresponde ao dia 8 de dezembro do calendário lunar, é o Dia do Muuchii, dia que os okinawanos comem muuchii, um mochi (doce feito de arroz) enrolado em folha de sannin (gettō) para trazer sorte e saúde. A origem deste costume está na lenda do Uni Muuchii,
-

“Comida caseira” em Okinawa: shokudō
– É ali, ó. Aquela porta. Será que tá aberto hoje? – Parece que tá. Olha, tem gente lá dentro. A porta não é automática. Abrimos, e entramos. Ninguém gritou: “irasshaimase”, como nos restaurantes, bares e lojas convencionais. Lá de fora não dá pra ver, mas quase todas as (poucas) mesas estão ocupadas. Sentamos na única mesa vazia e olhamos o menu exposto na parede
-

Tomori shiisaa
No alto de um morro, entre as árvores, um grande e imponente shiisaa de pedra protege o vilarejo de Tomori, desde o século 17. Localizado em Yaese-cho, o Tomori shiisaa mede cerca de 1,41 m de altura, sendo considerado um dos maiores e mais antigos shiisaa de Okinawa.






