
No alto de um morro, entre as árvores, um grande e imponente shiisaa de pedra protege o vilarejo de Tomori, desde o século 17.
Localizado em Yaese-cho, o Tomori shiisaa mede cerca de 1,41 m de altura, sendo considerado um dos maiores e mais antigos shiisaa de Okinawa.

De acordo com escritos do ano de 1689, na vila de Tomori eram constantes os incêndios de causa desconhecida. Os moradores consultaram um especialista em feng shui, que sugeriu a construção de um shiisaa no alto do Jiri Gusuku, olhando em direção ao Monte Yaese. Diz-se que depois de construírem o shiisaa, os incêndios pararam.
Ao contrário de outros patrimônios culturais da ilha, o Tomori shiisaa sofreu poucos danos durante a Batalha de Okinawa. Ele aparece em uma conhecida foto, rodeado por soldados americanos. Ainda hoje, é possível ver as marcas de tiro.
Em 1974, foi denominado patrimônio cultural da província de Okinawa (有形民俗文化財).


Acesso de ônibus: Pegue o número 34, que parte do Naha Bus Terminal em direção a Itoman e desça em Dai ni Tomori. 580 yen, 35 a 45 minutos de viagem. Nessa rua há uma placa indicando o caminho para o Tomori shiisaa.




Deixe um comentário