
Haitai!
Vim avisar que a publicação do “Boletim Ikusa-yuu” está suspensa.
O ano de 2025 marca os 80 anos da Batalha de Okinawa. Como é um dos temas que eu mais estudei, nos últimos anos eu vim planejando várias ações. É uma data extremamente triste, mas eu estava ansiosa por colocar os meus planos em prática.
No fim, acabei me sobrecarregando. Eu também me questionei se valia a pena continuar, dada a repercussão dos posts. Apesar de ter consciência de que eu não deveria me deixar levar por números, é um pouco desanimador ver que, por exemplo, o meu post de 10 anos atrás sobre a hajichi recebe muito mais visitas do que o boletim. Em outras palavras, quase ninguém estava lendo.
Se você estava lendo e esperando pelas outras edições, peço desculpas. Caso você queira informações sobre a Batalha em uma região, uma data ou algum tema específico, pode entrar em contato!
E a todos, desculpem por quebrar o compromisso. Quem sabe eu retomo o boletim nos 85 ou 90 anos da Batalha de Okinawa. Também quero escrever um livro sobre o tema, então talvez dê para incorporar esse formato.
E, pensar que a ideia inicial era um boletim diário… Vocês acreditam? rs
A inspiração foi o “Okinawa-sen Shinbun”, publicado pelo jornal Ryukyu Shimpo em 2005, na ocasião dos 60 anos da guerra. O slogan é algo como: “a situação da época com as informações e perspectivas de hoje”.
Claro que o meu boletim não chega nem perto da densidade de conteúdo, mas eu queria seguir o formato de “acompanhar as notícias” e tentar aproximar pelo menos um pouco o público brasileiro do que foi a Batalha de Okinawa.


Apesar de estar triste em abandonar um projeto, fico feliz que consegui realizar outros, com o apoio de vocês e de colegas:
- a live do Irei no Hi;
- meu primeiro curso, que foi sobre a Batalha de Okinawa;
- leitura de nomes das vítimas gravados no Heiwa no Ishiji (primeira vez que foi realizado fora do Japão; esse eu organizei pelo Urizun – Círculo de Ex-bolsistas de Okinawa).

Além disso, dei algumas palestras e participei do evento na AECO Ipiranga, que foi totalmente dedicado ao tema “Batalha de Okinawa”.
Ainda tenho mais um projeto sobre a guerra para começar este ano, talvez o mais legal e o mais difícil, que ainda estou no processo de botar as ideias no papel. Este não vai ser um projeto do Okinawando, mas algo mais comunitário, se tudo der certo.
Enfim, muito obrigada por acompanharem o okinawando!

Deixe um comentário