Nesta semana começaram as Olimpíadas de Paris!
Não sei vocês viram por aí as pessoas falando dos critérios pessoais para quem torcer nas Olimpíadas, além do Brasil, é claro. Por exemplo: torcer para latinos (mas com exceção dos argentinos), torcer contra Europa e EUA, torcer para África, entre outros. Agora, você, uchinaanchu, pode atualizar seus critérios de torcida com essa listinha que eu fiz!
Aqui entram os atletas que tem alguma relação com Okinawa – nascidos lá ou filhos de pessoas nascidas lá. No total são 8 pessoas: 6 atletas das Olimpíadas e 2 das Paralimpíadas, sendo 4 homens e 4 mulheres.
Chibariyō galera!!
Brandon Taishi Nozawa
Futebol – goleiro

Tem 21 anos e 1,93 de altura. Natural da cidade de Ginowan, começou a jogar com 9 anos de idade. Jogou no Ryukyu FC sub-15 e desde 2019 faz parte do Tokyo FC. É o primeiro okinawano a participar das Olimpíadas no futebol.
Mais informações: site FIFA Index aqui (português) e perfil no site do FC Tokyo (inglês) aqui. Instagram aqui.
Katsuyuki Tanamura
Pólo Aquático – goleiro

É natural de Ishigaki e cresceu em Tóquio. Tem 34 anos e começou a praticar pólo aquático na escola (chūgakkō). É goleiro do time japonês e participou das Olímpiadas do Rio 2016 e de Tóquio 2020.
Mais informações: site oficial das Olimpíadas aqui (português) e no site da NHK (japonês) aqui. Instagram aqui.
Masanori Miyamoto
Levantamento de peso

27 anos. Começou a praticar aos 12 anos. Durante a universidade, teve a oportunidade de treinar com Yoshinobu Miyake, lenda do levantamento de peso no Japão e ganhador da medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 1964. Em 2021, Miyamoto participou das Olimpíadas de Tóquio, mas terminou em 7 lugar. Um mês antes, teve problemas de saúde e não conseguiu chegar perto do seu desempenho normal, capaz de levantar 345 kg – mais do que o atleta que levou a medalha de bronze.
Mais informações: site da Olimpíadas aqui (português) e reportagem da NHK (japonês) aqui. Instagram aqui.
Moe Higa
Nado sincronizado

Nascida em Hiroshima, é filha de um okinawano famoso, o ex-jogador profissional de beisebol Toshimitsu Higa, do Hiroshima Toyo Carp. Com apenas 16 anos, é estudante de ensino médio e já conquistou vários prêmios, como a medalha de ouro na Copa do Mundo no Canadá, em junho deste ano. Tem 1,72 de altura e se destaca pelas longas pernas e braços e pela sua adaptabilidade para trabalhar com diferentes parceiras.
Mais informações: site oficial das Olimpíadas aqui (português) e reportagem no Yahoo (japonês) aqui. Veja o quadro de 25 (!!) medalhas (em inglês) aqui.
Saki Amuro
Paralimpíadas – Goalball

Nascida em Yaese, tem 31 anos. Perdeu a visão quando tinha um ano de idade, devido a uma doença. Mudou-se para Tóquio quando adolescente. Lá, estudou numa escola especial para pessoas com deficiência visual, onde conheceu o goalball.
Mais informações: entrevista muito boa sobre a vida de Amuro e sobre o esporte (inglês) aqui e reportagem da QAB (japonês) aqui.
Tsubasa Kina
Paralimpíadas – Maratonista de cadeira de rodas

Natural de Uruma, tem 33 anos e se formou na Okinawa Kokusai Daigaku (onde eu também estudei!), em Língua e Cultura Japonesa. Começou a praticar maratona com cadeira de rodas com 23 anos. Sempre gostou de esportes e jogava basquete, até ter uma lesão na coluna espinal quando estava na faculdade. Além de ser atleta, ela também dá palestras em escolas. Participou das Paralimpíadas de Tóquio, terminando na 7ª posição.
Mais informações: site oficial das Paralimpíadas (inglês) aqui e reportagem da NHK (japonês) aqui. Instagram aqui.
Yui Hasegawa
Futebol – meio-campista

Nasceu na província de Miyagi e sua mãe é de Okinawa. Tem 27 anos e joga no Manchester City, tendo passado também pelo AC Milan e West Ham. Participou das Olimpíadas de Tóquio, mas a seleção japonesa não passou da fase de grupos.
Mais informações: site oficial das Olimpíadas (português) aqui e entrevista e video quando entrou no Manchester (inglês) aqui. Instagram aqui.
Yukiya Arashiro
Ciclista de estrada

Natural de Ishigaki, tem 39 anos e já participou das Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2009, ele se tornou o primeiro atleta japonês a completar o Tour de France, uma das principais provas de ciclismo do mundo.
Mais informações: site oficial das Olimpíadas (português) aqui e video e reportagem da NHK mostrando visita na prefeitura de Ishigaki (japonês) aqui. Instagram aqui.
Será que faltou alguém?
Desejamos boa sorte a todos os atletas das Olimpíadas e Paralimpíadas! Que ninguém se machuque e que tenhamos uma competição bonita e saudável!
Chibariyō!!

Deixe um comentário