Guarda-chuva, sapato, chapinha, bengala, guitarra, garrafa térmica… Esses são itens esquecidos todos os dias nos trens de Tokyo. Se a pessoa que perdeu não vai buscar, onde eles vão parar? Talvez, numa feira de produtos usados em Okinawa.


A feira, chamada de Tokyo-to Wasuremono Daishobun Ichi (東京都忘れ物大処分市, “grande feira de liquidação de produtos perdidos na cidade de Tokyo”), aconteceu nesse último fim de semana (19 a 21 de dezembro). Por isso, lembrei de quando fui lá xeretar o evento, em setembro de 2013.
A feira acontece no Okinawa Sangyo Shien Center (沖縄産業支援センター, Centro de Apoio à Indústria de Okinawa)localizado em Oroku, Naha. Quando fui, às 10h30 da manhã (o evento começava às 10h), o local já estava lotado. Umas 50 pessoas já estavam na fila do caixa.
A sala não era muito grande. Os produtos estavam mais ou menos organizados por seção, e tinha uma enorme variedade de itens, muitos deles novos, na embalagem. Eu olhei tudo, curiosa. Guarda-chuva, todo mundo já perdeu algum. Mas, tanta gente assim perde sapato no trem? E guitarra? Tanta gente larga a bengala e não percebe? Enfim…
Na feira, havia:















Para mim, ainda é um mistério o motivo pelo qual tem-se o trabalho de transportar esses produtos até Okinawa para vender. Muitas coisas eu não compraria (como maquiagem usada), e outras estavam muito caras (como eletrônicos e produtos de marca). Mas, de qualquer forma, vale a pena dar uma olhada nesse curioso evento, pois você pode achar algo interessante. Eu nem ia comprar nada, mas no final encontrei e não resisti – voltei com 40 cartões postais pra minha coleção.

Página do evento no facebook:
https://www.facebook.com/yfc.wasuremonoichi

Deixe um comentário