Uma das músicas mais famosas do minyō de Okinawa é a canção “Tinsagu nu Hana”, que significa “flor de tinsagu”, geralmente traduzida como “flor de bálsamo”. É bem provável que você conheça, já tenha ouvido e cantado:
¨Tinsagu nu hana ya chimi sachi ni sumiti
Uya nu yushi gutu ya chimu ni sumiri”
Os belos versos dizem: “Assim como minhas unhas são tingidas com o pigmento da flor de tinsagu, meu coração é tingido com os ensinamentos dos meus pais”.
Mas… Você conhece a flor de tinsagu? Faça o quiz! Qual dessas flores é o tinsagu?
A)
B)
C)
D)
E)
.
.
.
.
.
.
Resposta:
O tinsagu é a alternativa D!



Em japonês, a flor é conhecida como “hōsenka” (Impatiens balsamina), e em português como “beijo-de-frade”, de acordo com a Wikipedia. Originária do sudeste asiático na cor vermelha, atualmente pode ser encontradas nas cores branco, rosa e lilás. Há muito tempo as mulheres utilizam a flor para pintar as unhas.
Agora, conheça as outras flores do quiz, que também são encontradas em Okinawa:
Sakura

Por conta do clima subtropical, a sakura encontrada em Okinawa é diferente da sakura do Japão. Conhecida como kan’hi zakura (ou hikan zakura), ela floresce entre janeiro e fevereiro, é de menor porte e suas flores tem a cor mais forte. (A sakura do Japão tem a cor mais clarinha e floresce em abril). Também é encontrada em Taiwan e no Vietnã. É a flor-símbolo da cidade de Kin.
Hibisco

Conhecida como “haibisukasu” em japonês e como “akabanaa” em uchinaaguchi, a flor é típica de países tropicais. Ela é comum em Okinawa, pois resiste aos fortes ventos da região, sendo utilizada também como quebra-vento para proteger plantações. É a flor-símbolo das cidades de: Nakijin, Okinawa, Kadena, Nakagusuku, Yonabaru, Nanjō e Minamidaitō.
Primavera (Bougainvillea)

Originária da América do Sul, atualmente é encontrada em várias regiões de clima tropical e subtropical, em várias cores: rosa, lilás, branco etc. Em Okinawa, floresce entre os meses de junho a agosto. É a flor-símbolo das cidades de Naha, Nishihara, Yomitan, Tomigusuku, Haebaru e Miyako-jima.
Deigo
Originária do sudeste asiático, é a flor-símbolo da província de Okinawa e árvore-símbolo da cidade de Miyako-jima. A árvore de deigo floresce entre os meses de abril e junho. Dizem que se nascerem muitas flores, o ano terá muitos tufões. Aparece na música da banda The Boom: “Deigo no hana ga saki kaze wo yobi arashi ga kita” (“as flores de deigo florescem, chamam pelo vento e a tempestade vem”).

Deixe um comentário