Se você já foi ao Japão deve ter imaginado como deve ser esquisito dirigir pela mão esquerda (em vez da direita, como fazemos no Brasil). Imagine então o que aconteceria se da noite pro dia invertessem o sentido de todas as vias e você tivesse que se adaptar. Foi isso que aconteceu em Okinawa, no dia 30 de julho (mês 7) de 1978, data conhecida como “730” (nana-san-maru).
Durante a ocupação americana (1945 a 1972), era seguido o padrão americano, igual também ao do Brasil. Mas, com a reversão para o Japão, uma das transformações foi a mudança do sentido das vias. Confira nesse video histórico as imagens da época (em japonês):
A maior parte do video mostra as obras de adaptação, mas para quem não quiser ver tudo, tem essas partes que considerei mais interessantes:
14:15 – Comercial de TV informando as mudanças e professora ensinando as crianças a atravessar a rua.
20:05 – A sirene toca, o trânsito é interrompido e a equipe trabalha durante a noite, descobrindo as novas placas e cobrindo as placas antigas.
24:11 – O dia 30/7 começa com as novas regras, e alguns motoristas são alertados pelo guarda por trafegar na mão errada.

Deixe um comentário