Lembrando os mortos da Guerra – Irei no Hi

Qual é o feriado que tem em Okinawa e não tem no Japão? É o dia de hoje – 23 de junho. Porém, não é um dia para ser comemorado, pois é o Irei no Hi – algo como “Dia em Memória aos Mortos na Batalha de Okinawa”. Foi há exatos 70 anos (em 1945), que a Batalha de Okinawa acabou oficialmente, com o suicídio do General Mitsuru Ushijima.

A Batalha de Okinawa é considerada uma das mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial, pois os soldados norte-americanos e japoneses lutaram na ilha, causando a morte de civis inocentes. E hoje é o dia de lembrar as atrocidades da guerra e rezar pela paz.

Apesar de ser uma das datas mais importantes de Okinawa, ela só foi instituída em 1961, 16 anos após o término da Guerra, quando o Governo de Ryukyu (durante a administração norte-americana) instituiu um calendário com datas comemorativas. Entre elas, estava o Irei no Hi, um dia para orar pelos mortos na sangrenta batalha.

Porém, na época, acreditava-se que o General Ushijima havia se suicidado no dia 22 de junho, e foi essa a data instituída como Irei no Hi. Somente em 1965, após uma pesquisa que revelou que o General havia se suicidado no dia 23, a data foi modificada.

Documento relatando que a guerra terminou no dia 22 de junho de 1945
Documento relatando que a guerra terminou no dia 22 de junho de 1945
Irei no Hi - 1963
Irei no Hi – 1963

Com a reversão de Okinawa para o Japão, em 1972, para se adaptar às regras do país, a data deixou de ser feriado. Entretanto, em 1974, o Governo de Okinawa instituiu novamente a data como feriado, rememorada até hoje. Por isso, todos os anos acontecem diversos eventos, como missas, exposições, shows e excursões, relembrando essa data que marcou a história de Okinawa.

Heiwa Kinen Kōen - Nomes dos mortos na guerra inscritos no Heiwa no Ishiji
Heiwa Kinen Kōen – Nomes dos mortos na guerra inscritos no Heiwa no Ishiji (2014)
Heiwa Kinen Kōen - acendendo velas pela paz
Heiwa Kinen Kōen – acendendo velas pela paz (2014)
Museu do Icchū Kenji no Tō (Escola Icchū - atual Shuri Kōkō)
Museu do Icchū Kenji no Tō (Escola Icchū – atual Shuri Kōkō), que só abre no Irei no Hi (2013)
Cerimônia no Icchū Kenji no Tō (Escola Icchū - atual Shuri Kōkō)
Cerimônia no Icchū Kenji no Tō (Escola Icchū – atual Shuri Kōkō) (2014)
Escadas do Sakima Art Museum
Sakima Art Museum – no Irei no Hi, é possível ver o sol se por no quadrado no final da escada (2013)

Fonte: Exposição do Arquivo Público de Okinawa (2014)


Posted

in

,

by

Tags:

Comentários

2 respostas para “Lembrando os mortos da Guerra – Irei no Hi”.

  1. […] traduzir como “Dia em Memória aos Mortos na Batalha de Okinawa”. Já escrevi sobre ele ano passado, e hoje resolvi postar um texto que escrevi em Okinawa em 2013 para participar do concurso de […]

    Curtir

  2. […] das músicas mais lembradas durante o Irei no Hi – “Dia em Memória aos Mortos na Batalha de Okinawa” tem como título “Gettō”. A letra fala da chegada do verão na terra natal, com as […]

    Curtir

Deixe um comentário


80 anos – Batalha de Okinawa bases militares Bombardeio de 10 de outubro Brasil Chatan datas eisá Ginowan Haebaru Henoko herstory ilhas Ishigaki Itoman Japão Kadena Kerama Kin Kitanakagusuku Koza Miyako monumentos Nago Naha Nanjō natureza Nishihara Okinawa-shi paisagem relato Reversão sanshin Shuri Taketomi Tokashiki Tomigusuku uchinaaguchi Uruma utaki Yaese Yaeyama Yomitan Yonabaru Zamami Ōgimi