Uruma Melody e os porcos do Havaí

Sabemos que a banda Begin tem dado especial atenção à comunidade uchinaanchu fora de Okinawa e à história da imigração. Uma história muito interessante que se tornou música é a “Uruma Melody”, sobre os laços que unem o Havaí e Okinawa.

Após o término da Guerra, Okinawa passava por muitas dificuldades, sendo uma delas a escassez de alimentos. As plantações haviam sido destruídas e os porcos e cabras, importantes elementos na alimentação do uchinaanchu, haviam quase desaparecido da ilha.

Para ajudar a terra natal, os imigrantes uchinaanchus que moravam no Havaí arduamente conseguiram juntar dinheiro e compraram 550 porcos, que foram enviados à Okinawa de navio. Quando os porcos chegaram, os okinawanos, que só conheciam o porco preto (“agu”), se surpreenderam, pois os porcos eram brancos. “Nos EUA as pessoas são loiras, então os porcos são brancos!”

Além dos porcos, também foram enviadas cabras e outros artigos de primeira necessidade, como alimentos, roupas etc. E, graças à ajuda dos havaianos, o porco branco se reproduziu, salvando muitas vidas, sendo hoje mais comum que o porco preto.

Em Okinawa, dizem que a única parte do porco que não se come é o grunhido. E o Begin diz na música que “o grunhido que o porco deixou tornou-se a Uruma Melody”, essa bela canção que agradece a ajuda enviada pelos imigrantes e celebra os laços que unem as duas ilhas.


Posted

in

, , ,

by

Tags:

Comentários

Deixe um comentário


80 anos – Batalha de Okinawa bases militares Bombardeio de 10 de outubro Brasil Chatan datas eisá Ginowan Haebaru Henoko herstory ilhas Ishigaki Itoman Japão Kadena Kerama Kin Kitanakagusuku Koza Miyako monumentos Nago Naha Nanjō natureza Nishihara Okinawa-shi paisagem relato Reversão sanshin Shuri Taketomi Tokashiki Tomigusuku uchinaaguchi Uruma utaki Yaese Yaeyama Yomitan Yonabaru Zamami Ōgimi