Você sabia que existiam ferrovias em Okinawa?

Quem já foi para Okinawa com certeza percebeu que o transporte público deixa a desejar. Muitos também já devem ter pensado sobre como seria bom se em Okinawa houvesse um sistema ferroviário moderno como no Japão, uma vez que o monotrilho atende só a cidade de Naha. Pois, você sabia que no local onde hoje é o Naha Bus Terminal, em Izumizaki, se localizava a estação de Naha, o ponto de partida do sistema ferroviário que um dia existiu em Okinawa?

Estação de Naha
Estação de Naha
Estação de Naha
Estação de Naha

O sistema ferroviário no Japão foi iniciado pelo Governo Meiji, como símbolo de modernização do país e em 1872, a primeira linha entre Shinbashi e Yokohama foi inaugurada. Na província de Okinawa, inúmeros projetos de um sistema de trens foram feitos, a maioria por comerciantes japoneses que residiam temporariamente na província, mas todos os planos foram interrompidos porque não houve possibilidade de financiamento, além de outras questões. Com a promulgação do Light Railway Act (軽便鉄道法) em 1910, foi decidida a construção de um sistema ferroviário de veículos leves. A largura entre os trilhos desses veículos seria de 762mm, menores que os trilhos dos veículos normais que mediam 1067mm.

Trem
Trem “keibin”

No dia 1 de dezembro de 1914, a linha Yonabaru iniciou suas operações. Com a extensão total de 9,8 km, essa linha conectava Naha a Yonabaru. Em 1922, a linha Naha-Kadena foi inaugurada, com a extensão de aproximadamente 23,6 km. E em 1923, a linha Naha-Itoman, de aproximadamente 18,3 km, iniciou suas atividades. Havia também uma linha de 700 m que ia até o porto de Naha, e era usada somente para transporte de cargas. O sistema ferroviário em Okinawa passou a ser uma parte importante do cotidiano dos moradores, que o chamavam carinhosamente de “keibin” (do japonês 軽便 – veículo leve).

Mapa do sistema ferroviário de Okinawa
Mapa do sistema ferroviário de Okinawa
Trem e navio no Porto de Naha
Trem e navio no Porto de Naha

A estação de Naha era uma estrutura de madeira com os telhados vermelhos típicos de Okinawa. Junto a estação, havia o escritório da manutenção e um posto policial. Na mesma área da estação, havia plataformas giratórias, galpões de reparos, armazéns de carvão e casas para funcionários.

Estação de Naha
Estação de Naha

Havia 12 locomotivas movidas á vapor, 52 vagões de passageiros e 51 vagões de carga. Em 1930, os vagões movidos a gasolina foram introduzidos, passando a oferecer serviços expressos que se tornaram populares entre os passageiros. De Naha, a viagem demorava cerca de 30 minutos até Yonabaru, 60 minutos até Kadena e 50 minutos até Itoman.

Estação de Kochinda
Estação de Kochinda

Durante a Segunda Guerra Mundial, a estação de Naha sofreu muitos danos durante o ataque aéreo de 10 de outubro de 1944, mas as operações foram retomadas um mês depois, com o intuito de transportar suprimentos para o exército japonês e também para levar moradores que fugiam para a região norte da ilha. Entretanto, no final de março de 1945, todo o sistema ferroviário foi destruído pelos ataques do exército americano, fazendo com que todas as atividades fossem encerradas.

Após a guerra, houve planos para reconstrução do sistema ferroviário, mas todos foram suspensos porque foi dada prioridade à construção de vias para automóveis. Além disso, com o início da Guerra da Coréia em 1950, houve escassez de aço e uma grande demanda de sucata. Todos os vagões e trilhos remanescentes foram recolhidos para serem aproveitados.

Em 1953, os terrenos situados na região de Izumizaki foram reorganizados e em 1959, o terminal de ônibus de Naha foi construído no mesmo local onde um dia foi a estação de trens.

Construção do Naha Bus Terminal
Construção do Naha Bus Terminal
Naha Bus Terminal - 2015
Naha Bus Terminal – 2015
Vestígios da antiga ferrovia, em Urasoe
Vestígios da antiga ferrovia, em Urasoe

Posted

in

,

by

Comentários

Deixe um comentário


80 anos – Batalha de Okinawa bases militares Bombardeio de 10 de outubro Brasil Chatan datas eisá Ginowan Haebaru Henoko herstory ilhas Ishigaki Itoman Japão Kadena Kerama Kin Kitanakagusuku Koza Miyako monumentos Nago Naha Nanjō natureza Nishihara Okinawa-shi paisagem relato Reversão sanshin Shuri Taketomi Tokashiki Tomigusuku uchinaaguchi Uruma utaki Yaese Yaeyama Yomitan Yonabaru Zamami Ōgimi